27 de set. de 2010

Avaliação Física é importante?



Avaliação Física - Indispensável à prática de exercícios físicos!

     A prática de exercícios físicos é fundamental para a promoção e manutenção da saúde, pois atua como importante fator de prevenção às doenças crônico-degenerativas, além de auxiliar no tratamento das mesmas.

     Entretanto, o exercício físico só pode ser prescrito adequadamente se precedido de uma avaliação física eficiente. É indispensável ao profissional de educação física conhecer o nível de aptidão física inicial do seu cliente no que diz respeito à postura, composição corporal, força e resistência muscular, flexibilidade, além da resistência cardiopulmonar.

     É a partir desta avaliação física que o profissional poderá prescrever os exercícios com segurança, a fim de atender às necessidades e aos objetivos do paciente. Além disso, a realização de reavaliações periódicas permite identificar a eficiência do programa de exercícios físicos e a necessidade de possíveis adaptações em função dos resultados obtidos.

     Fazer exercícios físicos sem a realização de uma avaliação física é como tomar medicação sem realizar exames diagnósticos que identifiquem o que o paciente tem e qual o tipo de tratamento adequado, ou seja, pode até trazer algum resultado mas os riscos são grandes.

     Muitas vezes os clientes de academia não dão importância para a avaliação física, pensando que é apenas mais um custo para que possam se exercitar; entretanto, deveriam encará-la como uma forma de identificar possíveis riscos à saúde, de conhecer a aptidão física e as reais necessidades do seu corpo, de acompanhar sua evolução ao longo do programa de exercícios.

     É incrível que ainda existam profissionais de educação física que prescrevam exercícios sem qualquer tipo de avaliação prévia, ou que existam academias quer permitam isto.

     A realização da avaliação física deve ser vista com a sua devida importância: "um dever de quem prescreve exercícios físicos e um direito de quem os pratica".

Prof. Dr. Roberto Fernandes da Costa
Diretor Científico do Centro de Estudos e Pesquisas Sanny - CEPS

Artigo retirado do site: http://www.sanny.com.br/

24 de set. de 2010

EXERCÍCIO FÍSICO E DIABETES

Basicamente temos dois tipos de diabetes. Diabetes tipo 1 ou insulino dependente e a diabete tipo 2 que é adquirida ao longo da vida. Em ambos os casos ocorrem uma desordem no pâncreas deixando de produzir insulina (tipo 1) ou ocorre diminuição da produção da mesma  (tipo 2).
Quando prescrevemos exercícios físicos para pessoas com diabetes precisamos primeiramente saber qual tipo da diabetes ela possui e baseado em seu índice glicemico elaborar os exercícios.  Se o aluno for tipo1, normalmente ele próprio saberá passar as informações sobre sua glicemia pois o monitoramento da mesma é feito pelo próprio paciente. Porém é importante saber qual o tipo de insulina que o mesmo usa, pois existem insulinas de absorção mais rápida e outras lenta, depende muito da indicação médica. Prescrever os exercícios requer cuidado principalmente se o aluno é sedentário, pois neste caso, atividades leves a moderadas é o mais indicado. Treino aeróbio e muscular pode ser uma boa opção mas não esqueça de ajustar o treino de acordo as necessidades e condicionamento físico do aluno. É importante ficar atento na sala de musculação para evitar qualquer tipo de acidente como escoriações, tipo de calçado corte de unhas dos pés todo tipo de cuidado com seu aluno é fundamental para um trabalho seguro.
Enfim, a prática de exercícios físicos para o diabético é importante, pois assim o mesmo terá uma melhora em seu controle glicemico, uma melhora de sua pressão arterial e consequentemente melhora sua qualidade de vida.

17 de set. de 2010

Corrida de rua. Prepare-se para fazer

A cada dia cresce o número de corredores de rua. Em meio a esta demanda cresce também o número de pessoas que sofrem algum tipo de lesão nesta modalidade devido aos longos treinos, sendo que os mesmos, poucos gostam de ir à academia dificultando o trabalho do professor.
As lesões mais comuns entre os corredores são os estiramentos musculares que nada mais é que um alongamento das fibras musculares, além dos seus limites fisiológicos que atingem principalmente os grupos msculares posterior de coxa, panturrilha que no caso dos corredores são grupamentos bem solicitados durante uma corrida além de outros, condromálacia patelar, fascite plantar, fraturas por estress, entorse de tornozelos, sindrome do stress tibial que é uma inflamação na parte anterior ou posterior da tibia podendo também ser uma inflamação antero-posterior. Por isso, antes de sair correndo é importante que além da avaliação médica como teste de esforço, que avalia a capacidade do seu coração em esforço fisico máximo, faça todos os testes que são pedidos pelo seu professor.
Como vimos são inumeras lesões que podem ocorrer durante o treino ou ao longo do tempo. Musculação, propriocepção, coordenação. Enfim, a base do seu treino tem que ser completa para um melhor desempenho em sua corrida assim minimizando os riscos de lesões para que não fique parado. Previna-se e bom Treino

15 de set. de 2010

Exercício Fisico e Grupos especiais

Chamamos de grupos especiais o diabético, hipertenso, obeso, gestante. Essas pessoas assim como qualquer outra necessitam de exercícios para que consigam obter melhor qualidade de vida. Salvo os casos em que o médico não o libere de forma alguma, assim o melhor é respeitar a decisão médica.
É muito importante ao iniciar uma atividade física passar pelo seu médico para saber como anda sua saúde. Isso é de extrema importância para que não ocorra nenhum imprevisto durante seu treino, afinal, nem todos sabem as possíveis doenças ou pré disposições que possam ter para desencadear qualquer anormalidade em sua saúde.  Ir ao médico regularmente é a melhor forma de prevenir.
Atividade física para esse grupo, necessita de uma atenção especial do professor, ao receber a liberação médica precisa entender e principalmente saber elaborar o treino para que o aluno de forma segura realize seu exercício sem nenhum problema.
Isso é só para alertar vocês, cidadãos comuns, que a parceria com os profissionais da area de saúde é fundamental. Por isso, quando entrar na academia pergunte tire suas dúvidas procure saber se o treino condiz com sua atual condição para que não haja nenhum imprevisto na realização dos mesmos. Afinal, sua saúde é seu maior bem.

11 de set. de 2010

Treino de adaptação

É sempre assim, você chega na academia e o professor fala :
"Vamos realizar uma série de adaptação".
Isso acontece porque quando fica por um período longo sem exercícios seu corpo precisa entender que algo diferente vai acontecer, e dessa maneira ele tem que gradativamente assimilar que essa homeostase "equilíbrio" vai ser quebrado.
Sair do sedentárismo e começar a exercitar-se requer do seu organismo várias transformações fisiológicas e novas adaptações neurais, por isso, ajustes no seu cotidiano como dormir bem, alimentar-se corretamente são necessários para que você de continuidade aos treinos.
 Precisa entender que a série de resistência tem como objetivo melhorar suas articulações. É neste momento do treino que o reforço muscular e articular acontece, pois no final do músculo ou em suas terminações ficam os tendões que são favorecidos por esse tipo de treino. Melhoramos também sua coordenação motora favorecendo ganho de força muscular pela ativação neural entre outros benéficios.
Enfim, treino de adaptação é tão importante como qualquer outro treino, pois este vai ser a base de um trabalho que irá se construir com tempo, evitando que desmotive, e que principalmente exagere no início de algo que é para vida toda.
                                                                figura ilustrativa:
figura ilustrativa retirada da Internet: Google, imagens, fibras musculares esqueleticas.

8 de set. de 2010

Dica do Grima

Promover atividade física, de uma forma geral, colabora para uma melhor promoção de sua saúde. Afinal, hoje, o chá mais indicado principalmente pelas velhinhas, é o professor de tal lugar (risos). "Minha filha sumiu com minha dor" kkk. Rimos, mas é verdade. Pessoal entendam que atividade física é para todos, claro sem esquecer sempre de suas limitações, dificuldades, enfim, todo o processo que o professor vai saber orientar para  prescrever sua atividade da melhor forma possível. Por isso, se tem dúvida do que foi prescrito pergunte, argumente, mas não faça exercícios errados, pois isso pode acarretar problemas futuros e quem sofrerá as consequências é você.
  

4 de set. de 2010

EQUILÍBRIO PILATES


Fisioterapeutas: Carina Ferreira e Iana
O pilates traz vários benécifios, desde a reeducação postural a o processo de reabilitação, por isso, hoje, é um ótimo aliado para que possam exercitar, mas é preciso unir ( se indicado for ) os exercícios de pilates com treinos aeróbios como caminhadas, corridas, enfim, tudo que possa vir a agregar e enriquecer seus treinos.
Quem ministra aulas de pilates?
Isso é muito particular. Depende da instituição do curso.
Nós da Equilíbrio Pilates temos aulas ministradas por fisioterautas onde as mesmas passam por reciclagem para que possam sempre prestar um bom trabalho.
Por isso, indicamos que procure um estúdio com profissionais habilitados que possam te avaliar e acompanhar não só como aluno mas como um paciente. Isso cabe ao profissionais de Fisioterapia e Educação Física, pois estes também tem um papel importante no processo de reabilitação e melhora de qualidade de vida.

2 de set. de 2010

DICA DO PROFESSOR

Precisamos entender que nosso corpo se adapta facilmente a tudo que lhe é proposto. Se você tem uma vida sedentária, sem controle alimentar é simples entender que naturalmente irá aumentar seu peso corporal. Mas como isso muda?
É indicado para que possamos sair do quadro de sedentarismo no mínimo 30 minutos de caminhada por dia duas vezes ao dia. Ou seja para quem não tem o hábito de andar nem para ir à padaria já terá uma evolução.
Só isso é suficiente?
Depende. Qual é seu objetivo?
Eu diria que não, pois se levarmos em consideração que você vai andar, mais inicialmente não mudará ou modificará muito pouco sua alimentação vai ser complicado perder peso não acha?
Digo mais só a caminhada sem um alongamento adequado sem fortalecer sua musculatura irá impossibilitar seu progresso, fazendo que sua atividade deixe de ser prazeirosa e comece a ser sacrificante. Assim acredito que o mais interessante é você estar acompanhado de um professor de Educação Física, além da motivação, seu treino vai ser elaborado de maneira progressiva respeitando suas limitações e o mais importante sempre com um objetivo e metas a serem alcançadas.