26 de jan. de 2011

SONO E EXERCÍCIO FÍSICO

Uma boa noite de sono aliado a outros fatores como alimentação, hora do treino entre outros, ajuda e muito quando o assunto é atividade física, pois quando nós professores de educação física iniciamos uma planilha de treinamento com nosso aluno devemos ajustar todas as variáveis para um melhor desempenho do mesmo. Não é só o treino que vai proporcionar um execelente resultado é importante entender que se não dormir bem alimentar-se regularmente selecionado esses alimentos passando por um nutricionista assim montando um cardápio de acordo seu objetivo treinar por treinar não trará resultados significativos.
Leiam o artigo

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.14 no.1 Niterói Jan./Feb. 2008

doi: 10.1590/S1517-86922008000100010 

ARTIGO DE REVISÃO

Privação de sono e exercício físico

Hanna Karen M. AntunesI, III; Monica L. AndersenII; Sergio TufikII; Marco Tulio De MelloII, III
IDepartamento de Biociências, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP
IIDepartamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP
IIICentro de Estudos em Psicobiologia e Exercício-CEPE

Endereço para correspondência

RESUMO
A privação do sono é a remoção ou supressão parcial do sono, e esta condição pode causar diversas alterações: endócrinas, metabólicas, físicas, cognitivas, neurais e modificações na arquitetura do sono, que em conjunto comprometem a saúde e a qualidade de vida do sujeito nestas condições. Já o exercício físico praticado regularmente promove benefícios como melhora do aparato cardiovascular, respiratório, endócrino, muscular e humoral, além disso, pode melhorar a qualidade do sono. Entretanto, a associação desses dois parâmetros não tem sido bem explorada, em parte pela dificuldade conseguir voluntários que se submetam a essa condição principalmente sem nenhum tipo de compensação financeira. A maioria dos estudos que investigaram o binômio exercício físico e privação de sono focou os efeitos no desempenho aeróbio. Embora ainda haja controvérsias, os estudos apontam para pequena ou nenhuma alteração desse parâmetro quando as duas situações se fazem presentes. Em relação à potência anaeróbia e força não tem sido encontrados alterações significativas, mas para eventos prolongados, parece haver uma interação entre a privação de sono e o exercício físico, o que sugere um mecanismo de proteção. Entretanto, é importante considerar que uma das alterações mais importantes causadas pela privação do sono é o aumento na percepção subjetiva, que por si só já representa um fator para diminuição e comprometimento do desempenho físico e pode representar um elemento de "mascaramento" dos efeitos deletérios da privação. Assim, o objetivo da presente revisão é o de discutir os diferentes aspectos da relação entre o exercício físico e a privação de sono, evidenciando seus efeitos e reflexos no desempenho físico.
Palavras-chave: privação do sono, exercício físico, sono.

19 de jan. de 2011

ARTIGO

 

Revista de Salud Pública

Print version ISSN 0124-0064

Abstract

MENEZES-CABRAL, Roberto Luiz; SILVA-DANTAS, Paulo Moreira; MONTENEGRO-NETO, Asdrúbal Nóbrega  and  KNACKFUSS, Maria Irany. Efeitos de Diferentes Treinamentos e Estilos de Vida nos Indicadores Antropométricos e Cardiocirculatórios no Envelhecimento. Rev. salud pública [online]. 2009, vol.11, n.3, pp. 359-369. ISSN 0124-0064.  doi: 10.1590/S0124-00642009000300005.

Objetivo O presente estudo, de caráter experimental, pretende comparar os efeitos de diferentes formas de treinamento e estilo de vida sobre os indicadores hemodinâmicos, capacidade cardíaca, relação cintura quadril e índice de massa corporal, em adultos velhos de ambos os sexos entre 60 e 69 anos de idade.

10 de jan. de 2011

Artigo

Artigo interessante que nos faz pensar em exercício físico de uma maneira mais ampla, como seu volume e intensidade, tipo de atividade, exercícios individuais ou coletivos, respostas ao treino aplicado enfim vale a pena ler.

 

ARTIGO ORIGINAL
CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE

Dependência de exercício físico: humor, qualidade de vida em atletas amadores e profissionais

RESUMO
O objetivo do presente estudo foi verificar se existem diferenças nos escores de Dependência de Exercício (DE), escores de humor e qualidade de vida em atletas profissionais e amadores de modalidade esportivas coletivas e individuais.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.15 no.5 Niterói Sept./Oct. 2009

doi: 10.1590/S1517-86922009000600007 

6 de jan. de 2011

O ano é novo e o treino?

Falar de treinamento nesta época do ano é bem interessante pois temos três grupos de pessoas, as comuns amantes de atividades esportivas em geral,  os atletas de alto rendimento que além de amar o que faz sobrevivem do esporte e de tudo que ele lhe propicia e os atletas de verão que justo neste período que correr atrás do tempo perdido.
Bom, os atletas estão voltando aos seus treinos de base mais leves ( isso ocorre de acordo a modalidade e o  planejamento de cada preparador físico), as academias, orlas marítimas, praças, ruas, estão cheias de gente correndo, malhando, enfim se exercitando ao máximo. Isso ocorre talvez porque esta época do ano por conta do clima contagiante, as programações ocorrem frequentemente e em algumas regiões devido até mesmo o horário de verão aquela velha reunião depois do trabalho estende um pouco mais.
Este é o período onde nosso corpo fica mais a mostra, vamos a praia colocamos roupas mais leves enfim estamos mais visíveis que nunca, porém temos como agravante o sol, pois ele está cada vez mais forte então além de se proteger com protetor solar, roupas leves, boné e uma garrafa com água para hidratação é muito importante. Observar o horário que irá realizar a atividade externa também não pode ser esquecido, pois a partir das nove horas da manhã o mais interessante é que não esteja mais fazendo esses exercícios ao ar livre deixe-os para inicia-los as cinco da  tarde em diante.
Enfim o mais importante é saber que a atividade escolhida por você seja orientada pelo professor de Educação Física afinal ele saberá determinar todos os parâmetros de treinamento de maneira segura e eficaz para melhorar seus resultados e objetivos assim você que iniciou seus exercícios neste verão prolongue e melhore sua qualidade de vida e chegue no próximo ano melhor do que iniciou este, e ano que vem será só o começo para os seguintes.
O tempo não para, porque você vai parar?