17 de abr. de 2011

ARTIGO

ARTIGO ORIGINAL
CLÍNICA MÉDICA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE

Efeito do nível de condicionamento físico e da hidratação oral sobre a homeostase hídrica em exercício aeróbico
Fabrícia Geralda FerreiraI, II; Kamila AlvesII; Neuza Maria Brunoro CostaI; Ângela Maria Campos SantanaI; João Carlos Bouzas MarinsII
IDepartamento de Nutrição e Saúde. Universidade Federal de Viçosa, MG, Brasil
IIDepartamento de Educação Física Laboratório de Performance Humana/Lapeh. Universidade Federal de Viçosa, MG, Brasil




RESUMO
Objetivou-se avaliar a influência do nível de condicionamento físico no estado de hidratação e a eficácia do consumo de 3mL de água/kg de peso corporal para manter a eu-hidratação de indivíduos atletas ou ativos saudáveis. Foram avaliados 15 atletas {VO2máx 68 ± 5,4mL (kg.min)-1} e 15 sujeitos ativos {VO2máx 50,3 ± 6,3mL(kg.min)-1} saudáveis do sexo masculino. O estado de hidratação foi diagnosticado por meio do monitoramento do peso corporal, da gravidade específica da urina e do hematócrito durante 80 minutos de corrida em esteira. Foram consumidos, durante a atividade, 3mL de água/kg de peso corporal. As condições ambientais do teste foram de 21,9 ± 1,5°C e 89,2 ± 5,6% de umidade relativa do ar (URA) para os atletas e 21,8 ± 1,6°C e 93,2 ± 3,5% URA para os ativos. O percentual médio de desidratação e a perda de peso relativa foram significativamente maiores nos atletas (2,15 ± 0,7% e 1,3 ± 0,5kg), comparados aos ativos (1,03 ± 0,7% e 0,74 ± 0,43kg), respectivamente. A gravidade específica da urina aumentou significativamente apenas nos atletas, enquanto o hematócrito não variou significativamente entre os grupos. Considerando as condições de teste, conclui-se que o nível de condicionamento mais alto permitiu menor estado de hidratação e que, embora a perda hídrica não tenha atingido níveis críticos, a estratégia de hidratação utilizada (3mL de água/kg de peso corporal) não foi suficiente para manter os avaliados completamente eu-hidratados.
Palavras-chave: desidratação, hidratação, hematócrito, perda de peso.

Artigo retirado http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922010000300002&lang=pt

15 de abr. de 2011

É PRECISO ORGANIZAR....

É comum nós professores de educação física ouvir do aluno aquela velha pergunta. Professor como faço para crescer? Qual é o melhor método de treino para eu desenvolver meus músculos.
Falando especificamente em hipertrofia muscular é claro que além de um bom treino rápido, objetivo, um bom descanso e alimentação são indispensavéis para atingir melhores resultados.
Já é fato que um treino periodizado otimiza os resultados do aluno pois a organização de planilhas possibilita ao professor melhor clareza nos treinos sem perder o foco no objetivo do mesmo.
Por isso nada vale um treino forte no meio da semana se você não sabe o que será feito no dia seguinte.

7 de abr. de 2011

Quantas horas devo permanecer em uma academia?

Essa é uma dúvida comum entre os praticantes de exercícios. O tempo ideal é muito relativo por isso devemos falar em qualidade de treino. Otimizar o tempo do aluno dentro da academia é muito importante e para isso a academia oferece várias atividades com bastante variedade para que você as realize. Mas qual atividade devo realizar primeiro? Depende do seu objetivo. Assim toda a atividade escolhida terá um grau de importância para melhorar uma qualidade especifica. Vale lembrar que todo exercício deve ser orientado pelo profissional de Educação Física, pois este saberá o momento certo de modificar seu treino motivando e buscando melhores resultados. Há só para ser um pouco mais direto em relação ao tema, o que eu posso garantir é que muita conversa entre as séries e falta de controle do tempo de descanso, prolonga seu treino 20 a 30 minutos no minimo. Pergunto:
Será que realmente o treino é longo? Ou você não sabe aproveitá-lo.