20 de mai. de 2011

Aeróbio e Musculação.

Para ficar fácil e simples a explicação depende do objetivo do aluno, pois se o mesmo quer perder peso o mais importante é gastar calorias indepedente de sua ordem vale a estratégia que o professor irá utilizar. Assim como se o aluno quer hipertrofiar vale iniciar com a musculação, é interessante entender que a musculação também ajuda na perda de peso e que não é preciso fazer só o trabalho aeróbio para emagrecer, a junção dos dois trabalhos poderá trazer ótimos resultados. Resumindo o treino deve estar diretamente ligado ao objetivo do aluno ao seu descanso e alimentação pois só assim, chegará ao resultado.
Ai fica a pergunta: Será que é preciso ficar horas e horas malhando? Claro, se você não for atleta de alto rendimento, e seu objetivo é qualidade de vida porque não pensar na qualidade do treino.

9 de mai. de 2011

Pilates, Saúde e Bem Estar

O Pilates é uma tecnica terapêutica que oferece tanto beneficios na saúde quanto na estética. A modalidade traz resultados significativos ao corpo. Por não oforecer impacto às articulações, o pilates é indicado para todas as pessoas e em qualquer condição da vida, desde idosos e gestantes à esportistas de alto nível.
Os exercícios de pilates simulam as funções usadas no dia a dia através de cargas dosadas com resistência de molas e por esse motivo não gera impacto.
Atualmente vem sendo a modalidade de atividade física mais procurada, principalmente por mulheres, ainda mais depois que beldades como Luisa Brunet, Carolina Dieckman, Xuxa e Madona demonstraram os resultados estéticos do pilates. Além de melhorar a força muscular de pernas, gluteos e abdomen, os exercícios de pilates proporcionam uma tonificação muscular mais rápida do que as demais modalidades, sem falar da melhora do equilíbrio, coordenação, concentração e postura.
E para quem não é adepto das academias por qualquer motivo, o pilates é uma excelente opção para melhora de força e condicionamento muscular, pois suas aulas são sempre dinâmicas com duração média de 1 hora com frequência que pode variar de 2 a 3 vezes por semana.
Então, se você deseja se exercitar e obter resultados imediatos, procure um estúdio de pilates e inicie sua pratica o quanto antes, certamente você irá gostar!

Fisioterapeuta Carina Ferreira

6 de mai. de 2011

ARTIGO

Desempenho da força em idosas após duas intensidades do exercício aeróbio

Adriana LemosI; Roberto SimãoII; Walace MonteiroIII, IV; Marcos PolitoV; Jefferson NovaesI, II
IUniversidade Castelo Branco – LABIMH/ PROCIMH - RJ
IIEscola de Educação Física e Desportos – Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ)
IIIUniversidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO - RJ)
IVLaboratório de Fisiologia do Exercício – Instituto de Ciências da Atividade Física da Aeronáutica (ICAF)
VUniversidade Gama Filho (CEPAC)




RESUMO
O objetivo do presente estudo foi comparar a influência aguda de duas intensidades de característica aeróbia, sobre o número de repetições numa sessão de treinamento de força (TF) em idosas fisicamente ativas. Oito voluntárias (67,5 ± 4,8 anos; 58,6 ± 2,2 kg; 156 ± 5,9 cm) com experiência em ambas atividades, realizaram 20 minutos de caminhada em esteira rolante com intensidades pré-determinadas (60 ou 80% da FCmáx.) e imediatamente após, realizaram uma sessão de TF nos exercícios de pressão de pernas, cadeira extensora e cadeira flexora. Para determinação da carga, foram conduzidos teste e re-teste de 10 repetições máximas (10RM) nos exercícios selecionados, e a FCmáx foi determinada através de teste de esforço máximo em esteira rolante, com protocolo de Balke-Ware. O número de repetições em cada série após cada intensidade aeróbia foi analisado pela ANOVA de medidas repetidas, seguida do teste post-hoc de Scheffé. O número total de repetições em cada exercício e o número total de repetições em cada seqüência foi analisado pelo teste t-student para amostras dependentes. Os resultados dos testes demonstraram reduções significativas no número total de repetições em toda a sessão de treinamento (somatório de todas as repetições de todos os exercícios). Também foram observadas reduções no número de repetições totais por exercício nas diferentes intensidades do treino de característica aeróbia, a 60 e 80% da FCmáx. Verificou-se também que após o exercício aeróbio realizado a 80%, todos os avaliados apresentaram maior grau de cansaço, expresso através da percepção subjetiva de esforço. Tal efeito inibitório ficou mais evidenciado através da análise intersequêncial onde foi observado que a 80% da FCmáx., ocorreu maior redução do desempenho da força. Conclui-se então, que independentemente das intensidades estudadas, 20 minutos de treinamento aeróbio, podem ser suficientes para provocar redução aguda no desempenho da força em idosas fisicamente ativas.


Artigo retirado em 06-05-2011 as 10:37 endereço http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922008000100005&lang=pt

1 de mai. de 2011

Peso Gordo x Peso Magro

É muito comum principalmente entre as mulheres ao iniciar um treino brigar com a balança e principalmente com o professor quando seu peso corporal não diminui o quanto queria. Nosso corpo além de ossos, visceras é constituido do peso gordo (gordura) e peso magro (músculo) e quando iniciamos um treino para perder peso imaginamos que necessariamente vamos perder muito, logo de cara, mas isso depende de como está o grau de obesidade, do treino e da alimentação. Precisamos entender que o mais  interessante no momento do exercício é sua demanda energética e principalmente como vou manter minha alimentação, descanso para este processo de perda de peso. Por isso digo, a avaliação física é importante pois só assim teremos a certeza de como está o treino e qual a resposta do aluno sobre o exercício aplicado. O quanto irá perder vai depender muito da estratégia do seu professor, porém acho muito interessante a associação da musculação com os trabalhos aeróbios pois desta maneira se conseguir a manutenção da massa magra pode otimizar seu metabolismo basal assim perdendo mas peso gordo. Resumindo não se preocupe só com o peso corporal total, mas sim quanto conseguiu diminuir do peso gordo diminuindo suas medidas, ficando mas alegre e com a auto estima elevada.