20 de out. de 2010

DE MÃOS DADAS COM A BALANÇA

Subir na balança principalmente para as mulheres é sempre um dilema, pois a cada vez que ficam de frente para ela saber quantos quilos foram perdidos é o mais esperado sem contar que ficam bravas quando não perdem o peso esperado.
 
É importante saber que peso corporal é composto pelo peso gordo (gordura) o peso magra ( músculos) além de ossos e vísceras. Por isso precisamos entender que só a balança não é suficiente para apresentação de resultados, daí a importância da avaliação física é indispensável como já foi mencionada em matéria passada.
 
O IMC (Índice de Massa Corporal) avalia a massa corporal total e tem como objetivo saber se você está à cima, a baixo ou no seu peso corporal. Para chegar a este resultado usamos a formula IMC = peso / (altura)2,  esse é um dos métodos utilizados, além da avaliação de composição corporal entre outros.
 
Enfim, o mais importante é entender que só com resultados precisos de avaliações bem realizadas conseguimos mostrar que talvez perder 2 quilos de peso ao invés de cinco e diminuir o percentual de gordura medidas perimetricas, pode ser o caminho para deixar a balança respirar um pouco e que a ansiedade não atrapalhe também, pois pode ter um efeito negativo, afinal é preciso além de tudo motivação. 
 
É importante esclarecer que não estamos falando do obeso, pois este é um caso especifico com um tipo e método de treino especializado.