24 de set. de 2010

EXERCÍCIO FÍSICO E DIABETES

Basicamente temos dois tipos de diabetes. Diabetes tipo 1 ou insulino dependente e a diabete tipo 2 que é adquirida ao longo da vida. Em ambos os casos ocorrem uma desordem no pâncreas deixando de produzir insulina (tipo 1) ou ocorre diminuição da produção da mesma  (tipo 2).
Quando prescrevemos exercícios físicos para pessoas com diabetes precisamos primeiramente saber qual tipo da diabetes ela possui e baseado em seu índice glicemico elaborar os exercícios.  Se o aluno for tipo1, normalmente ele próprio saberá passar as informações sobre sua glicemia pois o monitoramento da mesma é feito pelo próprio paciente. Porém é importante saber qual o tipo de insulina que o mesmo usa, pois existem insulinas de absorção mais rápida e outras lenta, depende muito da indicação médica. Prescrever os exercícios requer cuidado principalmente se o aluno é sedentário, pois neste caso, atividades leves a moderadas é o mais indicado. Treino aeróbio e muscular pode ser uma boa opção mas não esqueça de ajustar o treino de acordo as necessidades e condicionamento físico do aluno. É importante ficar atento na sala de musculação para evitar qualquer tipo de acidente como escoriações, tipo de calçado corte de unhas dos pés todo tipo de cuidado com seu aluno é fundamental para um trabalho seguro.
Enfim, a prática de exercícios físicos para o diabético é importante, pois assim o mesmo terá uma melhora em seu controle glicemico, uma melhora de sua pressão arterial e consequentemente melhora sua qualidade de vida.