11 de set. de 2010

Treino de adaptação

É sempre assim, você chega na academia e o professor fala :
"Vamos realizar uma série de adaptação".
Isso acontece porque quando fica por um período longo sem exercícios seu corpo precisa entender que algo diferente vai acontecer, e dessa maneira ele tem que gradativamente assimilar que essa homeostase "equilíbrio" vai ser quebrado.
Sair do sedentárismo e começar a exercitar-se requer do seu organismo várias transformações fisiológicas e novas adaptações neurais, por isso, ajustes no seu cotidiano como dormir bem, alimentar-se corretamente são necessários para que você de continuidade aos treinos.
 Precisa entender que a série de resistência tem como objetivo melhorar suas articulações. É neste momento do treino que o reforço muscular e articular acontece, pois no final do músculo ou em suas terminações ficam os tendões que são favorecidos por esse tipo de treino. Melhoramos também sua coordenação motora favorecendo ganho de força muscular pela ativação neural entre outros benéficios.
Enfim, treino de adaptação é tão importante como qualquer outro treino, pois este vai ser a base de um trabalho que irá se construir com tempo, evitando que desmotive, e que principalmente exagere no início de algo que é para vida toda.
                                                                figura ilustrativa:
figura ilustrativa retirada da Internet: Google, imagens, fibras musculares esqueleticas.